Estudantes criam roupa antiestupro na Índia
Publicação: 04/04/2013 10:21 Atualização: 04/04/2013 10:49
Estudantes de engenharia indianos desenvolveram um equipamento antiestupro que dá ondas de choque de 3,8 mil volts no agressor e funciona em uma espécie de lingerie com sensores, circuito elétrico, GPS e um módulo GSM. O equipamento dá até 82 choques, mais do que o suficiente para desativar o atacante. A ideia recebeu um prêmio de inovação na Índia, o Gandhian Young Technological Innovation Award.
Para os organizadores do prêmio, o dispositivo precisa ser mais compacto |
O lado interno da roupa é isolado com um polímero. O circuito é colocado perto do seio, considerando pesquisas que apontam que este é o primeiro lugar alvo do ataque sexual. A lingerie usa sensores de pressão sobre a peça, costuradas em torno da área do busto, para detectar a força indesejada e provocar o choque poderoso. Depois de atingir o criminoso, a roupa envia automaticamente uma mensagem de texto com o local do atentado para policiais ou membros da família.
As indianas têm sido vítimas de muitos estupros nos últimos meses, incluindo o estupro e espancamento de um estudante de fisioterapia de 23 anos de idade, que morreu.
Da direita para a esquerda: Manisha, estudante de Engenharia Aeronáutica, e Rimpi e Niladri, ambos estudantes de Engenharia de Controle e Instrumentação na SRM University, em Chennai. http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/04/04/interna_tecnologia,367375/estudantes-criam-roupa-antiestupro-na-india.shtml |